Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Polícia Rodoviária Federal divulgou nesta sexta-feira (30) a operação “Posse Presidencial”. As ações já foram iniciadas no dia 26 de dezembro e têm como objetivo garantir a segurança de todos na chegada em Brasília.
“Caso haja alguma manifestação ou interdição, estamos com a força de choque dedicada próximo a esses locais e atuaremos de forma enérgica para fazer a liberação das rodovias. Nós vamos garantir que todos cheguem em segurança para a operação posse”, disse o diretor-geral substituto, Marco Antônio Territo de Barros.
A PRF ficará responsável pela Coordenação Geral da Central de Escoltas a serem realizadas para todos os chefes de Estado e dignitários com essa prerrogativa. Nesse sentido, o órgão irá organizar, preparar e executar escolta com batedores de autoridades, garantindo os deslocamentos e a presença destes no evento oficial da posse presidencial. Para tanto, o órgão utilizará a sua expertise a serviço da plena segurança dos presentes, utilizando-se de seu efetivo especializado em motociclismo.
A operação está sendo realizado não só no Distrito Federal. Todos os estados estão contando com o reforço policial. De acordo com corporação, a operação vai contar com a participação de 12.871 policiais, 1.540 viaturas e 230 motociclistas com a disponibilidade de 240 motocicletas.
Também vão ser disponibilizadas pela PRF três ambulâncias, 24 equipes de batedores e sete aeronaves. Espera-se que cerca de 50 mil pessoas se desloquem ao DF para acompanhar a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva no dia 1º de janeiro.
Serão criados dois cinturões de atuação. O primeiro terá um perímetro mais perto da área central de Brasília, onde ocorrerá a posse. O segundo será mais no entorno do DF com ações nas BRs 040, 060, 080, 020 e 251.