Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com 211 brasileiros repatriados de Israel pousou na Base Aérea de Brasília na madrugada desta quarta-feira (11). O processo de repatriação começou após os ataques do grupo terrorista Hamas ocorridos no último sábado (7). O conflito já deixou mais de 1.300 mortos em Israel e Gaza. Estão previstos mais cinco voos até o próximo domingo (15).
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv continua a receber, por meio de formulário online, os dados de brasileiros interessados na repatriação. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes sociais para informar o embarque. Segundo ele, o governo federal está atento e trabalhando para trazer de volta todos os brasileiros que solicitarem. Lula disse também que o governo vai “fazer todo o possível para o processo de paz na região”.
Segundo o Itamaraty, os candidatos à repatriação estão sendo acomodados em listas de prioridade. “O Ministério das Relações Exteriores [MRE] reitera a orientação no sentido de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do Aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar”, disse o MRE em nota.
O Ministério da Defesa de Israel disse nesta quarta-feira (11) que há brasileiros entre as pessoas feitas de reféns pelo Hamas em Gaza. Karla Stelzer Mendes, uma brasileira que estava no festival de música eletrônica Universo Paralello, está entre as pessoas desaparecidas, mas não há confirmação de que seja ela a pessoa que esteja feita de refém pelo Hamas. Outros dois brasileiros desaparecidos, Bruna Valeanu e Ranani Glazer, foram encontrados mortos em Israel.