Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Manaus amanheceu nesta quinta-feira (12) com uma densa camada de fumaça, reflexo das queimadas usadas de forma irregular por agropecuaristas na região metropolitana da capital.
Nas Zonas Sul e Centro-Sul, edifícios desapareceram e a visibilidade para os motoristas era ruim já nas primeiras horas do dia.
Desde a quarta-feira (11), a cidade vem registrando um aumento significativo na concentração de fumaça no ar. As universidades da cidade suspenderam as aulas presenciais e a World Air Quality Index, uma plataforma que acompanha os níveis de poluição no mundo, colocou Manaus entre as piores cidades do planeta em poluição do ar.
Segundo o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Autazes é o quarto município que mais registra queimadas em toda a Amazônia Legal no mês de outubro. Somente nos dez primeiros dias do mês a cidade registrou 236 focos de calor.
Autazes e Careiro, inclusive, estão localizadas na região da BR-319, que tem a sua revitalização cobrada por políticos do estado e é palco de discussão entre ambientalistas e pecuaristas.