Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um vídeo registrou o momento em que um avião comercial foi atingido por fragmentos do asfalto da pista durante o processo de decolagem no Aeroporto de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, nesta terça-feira (14).
O aeroporto, o segundo maior do estado, teve suas operações de pousos e decolagens interrompidas por pelo menos 5 horas durante a manhã.
Nas imagens, é possível observar o asfalto se desprendendo e projetando-se sobre a aeronave, que estava em movimento. A CCR Aeroportos, concessionária do terminal, atribuiu o incidente a uma “desagregação do pavimento”.
O ocorrido aconteceu por volta das 6h, e o aeroporto foi reaberto às 11h15, conforme informado pela administração local. Em comunicado, a Gol, responsável pelo avião que decolava, relatou que pedaços de asfalto atingiram a fuselagem da aeronave. Felizmente, não houve feridos, mas os passageiros precisaram retornar para o interior do aeroporto.
A CCR Aeroportos, concessionária do terminal, foi questionada sobre o que aconteceu com a pista, mas informou que “uma área de 60 metros da pista de pouso e decolagem, onde foi registrada ocorrência com aeronave, foi isolada e o material recolhido para análise”.
Ainda de acordo com a concessionária, a área isolada foi avaliada por engenheiros e especialistas, que concluíram que “não há risco à segurança”.
Conforme a Gol, que é a responsável pelo avião que decolava no momento do incidente, o “desplacamento do pavimento da pista” obrigou todos os passageiros desembarcarem no aeroporto.
“Fragmentos do asfalto atingiram a fuselagem da aeronave, que se encontra em avaliação pelo time de manutenção. Todos os clientes foram desembarcados em segurança e receberam as devidas facilidades”, informou a Gol.
Cinco decolagens foram canceladas e outras cinco atrasaram. Em relação aos pousos, três foram cancelados, além dos três atrasos registrados. No saguão do aeroporto dezenas de pessoas precisaram esperar por orientações por conta da situação.