Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Nota Técnica “Panorama do roubo de carga no estado do Rio de Janeiro – 2024”, produzida pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), destaca que no ano passado houve uma redução de 24% neste tipo de crime no Estado em relação a 2022.
Porém, mesmo com a redução, o número de ocorrências ainda é grande, com 3.225 casos, média de nove roubos por dia, principalmente na região metropolitana do Rio.
O levantamento é feito com base nos dados obtidos no Instituto de Segurança Pública (ISP). Ele considera o valor médio das cargas roubadas, o prejuízo direto é na ordem de R$ 283 milhões.
Há também os custos indiretos como a contratação de segurança privada e seguros, que, em muitos casos, superam a perda direta.
A integração entre as forças de segurança federais e estadual foi fundamental no enfrentamento de todo elo criminoso que sustenta o roubo de cargas.
“A atuação das forças de segurança em regiões de concentração das ocorrências, assim como investimento em inteligência e ações direcionadas ao combate ao mercado ilegal, são medidas que visam garantir segurança para a população e promover melhorias na logística do estado, estimulando o desenvolvimento econômico fluminense”, afirma o vice-presidente da Firjan, Carlos Erane de Aguiar.