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Escolas públicas do Distrito Federal contam atualmente com 151 psicólogos para atender a uma população estudantil de 490 mil alunos, resultando em uma média de 1 profissional para cada 3.245 estudantes, conforme informações fornecidas pela Secretaria de Educação. A escassez de psicólogos nas instituições de ensino é atribuída à falta de contratação e à falta de estímulo.
De acordo com a psicóloga Iara Kézia Araújo, as adversidades enfrentadas pelos alunos, tanto no ambiente acadêmico quanto fora dele, têm impacto mútuo em suas vidas. A ausência de profissionais nas escolas pode evidenciar questões que podem se manifestar no futuro. Iara destaca a importância de profissionais capacitados para lidar com demandas específicas da psicologia, como identificar e encaminhar alunos com dificuldades de aprendizagem, informar e orientar outros profissionais, pais e alunos sobre saúde mental, e compreender cada aluno como único.
O papel do psicólogo também inclui auxiliar os alunos na prevenção de problemas graves, como violação de direitos e violência no ambiente escolar. Segundo Iara, o profissional tem a capacidade de trabalhar tanto com vítimas quanto com agressores, acompanhando alunos, famílias e coletando informações sobre o desempenho dos estudantes para identificar situações de risco.
Ao final do ano letivo de 2023, a rede de ensino do Distrito Federal contava com 104 psicólogos, e o Tribunal de Contas do Distrito Federal havia solicitado a contratação de mais profissionais pela Secretaria de Educação. A possível explicação para o déficit reside na falta de iniciativa do governo em contratar e no reduzido interesse de profissionais da área em se especializarem para trabalhar com crianças e adolescentes no ambiente escolar. A psicóloga destaca que alguns profissionais se sentem desmotivados devido às dificuldades cotidianas e à remuneração baixa nesse contexto.