Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quinta-feira (2), a prefeitura de Porto Alegre tomou a decisão de fechar as comportas de contenção do sistema de proteção contra enchentes devido ao risco de transbordamento do Guaíba.
Durante a manhã, o nível do lago ultrapassou a cota de alerta, registrando 2,63 metros no Cais Mauá, enquanto a cota de alerta é de 2,5 metros. A cota de inundação é de 3 metros.
O aumento do nível do Guaíba é atribuído aos temporais que afetam o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29). De acordo com informações da Climatempo, a capital registrou 71,2 milímetros de chuva nas últimas 24 horas e 231,6 milímetros nos últimos três dias.
A prefeitura anunciou que a Defesa Civil e a Procuradoria-Geral do Município (PGM) vão emitir um decreto de situação de emergência de nível 2. Esse decreto possibilita que o Executivo solicite recursos das esferas estadual e federal de maneira facilitada, além de autorizar o município a mobilizar todos os órgãos necessários.
As ações do município nas próximas horas serão focadas na região das Ilhas.
“É de suma importância que as pessoas compreendam que devem buscar um lugar seguro – seja a casa de familiares, ou as estruturas da prefeitura. Já as famílias que estão longe das áreas de risco devem priorizar ficar nas suas residências”, enfatiza o coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior.
Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29) resultaram em 11 óbitos e 22 pessoas desaparecidas. Mais de 100 cidades relatam prejuízos, levando 4,4 mil pessoas a deixarem suas residências.