Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quinta-feira (9), a Prefeitura de Pelotas, no Rio Grande do Sul, ordenou a evacuação dos balneários de Valverde e Santo Antônio, ambos localizados à beira-mar, devido ao iminente risco de inundação. Os moradores que não conseguirem deixar as áreas por conta própria foram instruídos a se dirigir à loja Kitijolo, situada na Avenida Rio Grande do Sul.
Anteriormente, a Defesa Civil municipal havia retirado 60 moradores de 15 residências em Valverde, uma medida que se repetiu após a orientação de evacuação emitida em 29 de abril. A maioria dos residentes demonstrava resistência em deixar suas casas, preocupados com a possibilidade de perder seus pertences.
Os moradores receberam instruções para deixar o local desde a instalação de reforços de barragem provisórios no dique de contenção, em 29 de abril, e novamente em 8 de maio. O promotor de Justiça, Rogério Caldas, compareceu à comunidade para explicar a situação e enfatizar a gravidade do cenário, destacando a importância de preservar vidas para evitar tragédias.
Uma parte das famílias em situação mais vulnerável foi encaminhada para o abrigo do Laranjal, na Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Edmar Fetter, enquanto a maioria encontrou refúgio em casas de amigos ou familiares. A evacuação ocorreu sem necessidade de intervenção policial, com equipes da Defesa Civil realizando a remoção dos moradores e seus animais.
Diante da evacuação da comunidade, o Sanep (Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas) deu início ao reforço permanente das medidas de contenção, visando direcionar a água à casa de bombas próxima ao local.