Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Justiça de São Paulo concedeu uma medida protetiva contra o pastor Rinaldo Pereira, líder da igreja evangélica Bola de Neve, em resposta às acusações de lesão corporal, violência psicológica, ameaça, injúria e difamação feitas por sua ex-mulher, a pastora e cantora gospel Denise Seixas. A decisão foi relatada pela TV Globo.
Segundo a medida judicial, Rinaldo está obrigado a manter uma distância mínima de 300 metros de Denise, seus familiares e possíveis testemunhas do processo. Além disso, ele está proibido de estabelecer qualquer forma de contato com a vítima, mesmo que por meio de terceiros.
A igreja Bola de Neve, que possui 560 templos espalhados por 34 países, emitiu um comunicado no último domingo (9), anunciando o afastamento de Rinaldo de suas funções como líder religioso.
Denise Seixas relatou à Polícia Civil diversas agressões ao longo de seu relacionamento com o pastor, que incluíam desde xingamentos até violência física. Em abril de 2023, um vídeo divulgado pelo filho da pastora mostrava Rinaldo referindo-se a ela como “completamente enlouquecida”. Denise afirma que isso desencadeou ainda mais violência psicológica por parte do líder religioso.
Ela detalhou que em um dos episódios de violência, recebeu um soco no nariz, mas não denunciou devido à influência de Rinaldo. Nos últimos meses do relacionamento, Denise diz ter sido coagida a gravar vídeos desmentindo as acusações de agressão, a fim de proteger a imagem do pastor.
Em outra ocasião, Rinaldo teria lançado uma cadeira em sua direção, após um vídeo mal sucedido. Denise também relata que o pastor a pressionou a retomar relações sexuais sob ameaça de consequências severas.
Nos últimos dois meses, Denise afirma ter perdido controle sobre suas finanças e ter sido isolada das redes sociais, temendo por sua segurança e reputação.
A Polícia Civil continua investigando o caso, enquanto a comunidade religiosa e autoridades seguem atentas aos desdobramentos desta grave denúncia de violência doméstica.
O que diz a igreja Bola de Neve:
“A toda família Bola de Neve,
É com muito pesar e tristeza que nos dirigimos a vocês para tratar dos fatos que se desdobram nas últimas semanas envolvendo o Ministério Bola de Neve. O Conselho Deliberativo, junto ao Apóstolo Rina, decidiu pelo afastamento do seu fundador para que se dedique integralmente a esclarecer os apontamentos apresentados e restabelecer sua saúde e a de sua família. A partir de agora, o Conselho Deliberativo assume a responsabilidade por todo o Ministério.
Desta forma, pedimos perdão primeiramente a Deus, a quem um dia prestaremos conta, pelas falhas e falta de atenção aos fatos apresentados.
Estendemos nossa verdade e retratação à família Bola de Neve, a qual tanto amamos, e a todos que, de alguma forma, decepcionaram-se com a condução da liderança e, também, para aqueles que um dia saíram feridos por quaisquer falhas cometidas no Ministério. Investimos nossas vidas pela cura, restauração e salvação de famílias, nunca para a destruição.
Como medidas construtivas, nos comprometemos com ações que farão com que a Igreja mantenha a integridade e a santidade da estrutura eclesiástica, entre elas estão:
• Instalação do canal de ouvidoria para catalisar possíveis falhas e má conduta, por meio do e-mail ouvidoria@boladeneve.com
• Elaboração de um Conselho de Ética para apuração e deliberação a respeito de todas as irregularidades apresentadas.
• Diligência e apuração de cada caso (inclusive de foro íntimo), averiguando necessidade de afastamento ou desligamento de lideranças.
• Acompanhamento de situações apresentadas pela investigação interna.
• Reformulação do Regimento Interno para alinhar com mais clareza expectativas da congregação e evitar que eventos semelhantes aconteçam novamente.
Queremos por fim reconhecer, humildemente, que momentos assim, apesar de toda tristeza e dor, são oportunos para aperfeiçoamentos, melhorias e restruturação. Não estamos empenhados em sustentar uma placa ministerial, mas sim a Igreja, noiva de Cristo.
Com todo carinho e respeito,
Conselho Deliberativo da Igreja Bola de Neve”.