Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A partir desta segunda-feira, 5 de agosto, operadoras de telefonia móvel que atuam em mais de 506 municípios poderão solicitar o licenciamento e a ativação de estações para a internet 5G. A Anatel disponibilizou o serviço para as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz.
O Ministério das Comunicações anunciou que a expansão da rede atingirá mais 19 estados, permitindo a universalização da oferta do serviço 5G standalone na faixa de 3,5 GHz em todos os municípios desses estados.
Com isso, a tecnologia poderá alcançar 197 milhões de pessoas, representando 92% da população.
A liberação da faixa foi anunciada em julho, após uma decisão do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), que antecipou o cronograma de atendimento aos municípios.
Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o governo está empenhado em antecipar os prazos estabelecidos no leilão. O sinal já está disponível em todas as capitais, e o objetivo é estendê-lo às pequenas cidades, garantindo que toda a população brasileira possa usufruir dos benefícios do serviço.
Todo o cronograma previsto no edital 5G pode ser adiantado após a desocupação da faixa de 3.625 MHz a 3.700 MHz, concluída dois anos antes do prazo, em março deste ano. De acordo com a Anatel, o tempo entre a liberação da faixa e a instalação do serviço nas localidades ainda depende do planejamento das operadoras, mas espera-se que o processo completo ocorra antes de 2029, prazo final para a universalização do 5G nos 5.570 municípios brasileiros.
Após a migração da faixa, os usuários de canais de TV aberta que recebem transmissões por antena parabólica precisarão adaptar seus equipamentos para evitar interferências com o 5G. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar um kit gratuito para a adaptação do equipamento à Entidade Administradora da Faixa, por meio do Programa Siga Antenado.
O 5G standalone, ou rede 5G pura, é uma inovação tecnológica que oferece uma nova arquitetura de transmissão de dados móveis, independente da rede 4G anterior. Essa tecnologia permite altas taxas de transmissão de dados e baixo tempo de resposta, possibilitando avanços como a automatização de serviços e da indústria.
Para utilizar o 5G standalone, é necessário possuir um aparelho compatível e ter uma assinatura do serviço junto à operadora. A lista dos municípios com a faixa liberada para licenciamento e ativação das estações de 5G está disponível no site do Ministério das Comunicações.