Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Brasil enfrenta sua pior seca já registrada, com rios, lagos e reservatórios apresentando drástica redução no nível de água. Um estudo do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (LAPIS), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), aponta que ao menos 12 grandes rios brasileiros estão com volumes significativamente reduzidos.
Entre os principais afetados estão rios em Minas Gerais, como o Manso, Paranaíba e Jequitinhonha, além do rio Tocantins, que atravessa o Maranhão e Tocantins, e o rio Paraná, que percorre São Paulo e Mato Grosso do Sul. A queda no nível das águas também ameaça a operação de pelo menos nove hidrelétricas.
Outro destaque do levantamento é o rio São Francisco, que perdeu 60% de sua capacidade nas últimas três décadas, acendendo um alerta para as regiões dependentes desse importante recurso hídrico.
Dados do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (CEMADEN) reforçam a gravidade da situação, indicando que mais de um terço do país está sob o pior grau de estiagem. A área afetada equivale a mais de 3 milhões de km², comparável ao tamanho da Índia.