Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas e acumulado de precipitação para diversas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. O aviso, classificado como “perigo potencial”, vale até as 20h desta segunda-feira (16) e prevê chuvas de até 50 mm por dia, com ventos que podem variar entre 40 e 60 km/h.
Apesar da intensidade moderada, o risco de corte de energia, quedas de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerado baixo. O Inmet recomenda que a população evite utilizar aparelhos elétricos conectados à tomada e, em caso de fortes rajadas de vento, não se abrigue sob árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas.
Regiões afetadas
Dezesseis áreas estão sob o alerta de chuvas intensas. Em São Paulo, as regiões mais afetadas incluem São José do Rio Preto, Campinas, Ribeirão Preto, Araraquara, Vale do Paraíba, Araçatuba, Piracicaba, a Macro Metropolitana Paulista e Bauru. Em Minas Gerais, a previsão de chuvas abrange o sul, sudoeste, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O Rio de Janeiro também será impactado, com chuvas esperadas na região metropolitana, centro e sul do estado. No Centro-Oeste, o alerta se estende ao leste de Mato Grosso do Sul e ao município goiano de Itajá.
Alerta para acumulado de chuvas em São Paulo
Além do alerta de “perigo potencial”, o Inmet emitiu um aviso de acumulado de chuvas para São Paulo, válido até as 10h de terça-feira (17). A previsão é de chuvas de até 50 mm por dia, mas sem rajadas de vento significativas.
Embora o risco de grandes alagamentos ou deslizamentos seja baixo, o Inmet orienta a população a evitar deslocamentos durante o mau tempo e ficar atenta a alterações em áreas de encostas. Mais informações e orientações podem ser obtidas através da Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
O aviso abrange 106 cidades paulistas, incluindo a região metropolitana de São Paulo, o Vale do Paraíba, o litoral sul e Itapetininga. A população deve permanecer atenta às condições meteorológicas e seguir as recomendações dos órgãos de segurança.