Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Cerca de 60 pessoas já foram presas pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (25) durante uma megaoperação contra armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil. A PF cumpre 141 mandados de busca e apreensão em todo o Brasil.
No DF, um homem de 59 anos foi preso com mais de 20 mil arquivos com conteúdos pornográficos de crianças em seu computador. O material foi apreendido. Um sargento da Força Aérea Brasileira (FAB) também foi detido.
Durante as investigações, a PF contou com o apoio da Agência de Investigação Interna da Embaixada dos Estados Unidos.
A operação é fruto de várias investigações conduzidas pela Coordenação de Combate à Criminalidade e ao Acesso à Informação (CCASI) e por unidades especializadas das Polícias Civis estaduais.
A ação também recebeu apoio de organismos internacionais, incluindo a Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations), vinculada à Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
De acordo com o Inhope, consórcio internacional que reúne 46 serviços de denúncia de imagens de abuso sexual de 40 países, o Brasil figura entre os 10 países que mais compartilham esse tipo de conteúdo nos meios digitais.
O foco das buscas e apreensões de hoje são indivíduos que possuem, compartilham ou comercializam material audiovisual com registros de abuso sexual infantil.
São condutas criminosas, cujas penas variam de 1 ano a 8 anos de prisão, mas podem aumentar de acordo com a quantidade de material e seu conteúdo, entre outros fatores.