Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na manhã desta quarta-feira (25), a Polícia Federal (PF) iniciou a Operação “Hierarquia”, visando cumprir 30 mandados judiciais emitidos pela 2ª Vara de Delitos de Tóxicos de Porto Velho/RO. Desses mandados, dez são de prisão preventiva e 20 são de busca e apreensão.
As investigações tiveram início em fevereiro de 2023, após a prisão em flagrante de um cabo do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, flagrado transportando 48 kg de cocaína em Porto Velho. Na semana seguinte, um sargento da Polícia Militar de Rondônia, irmão do bombeiro, foi morto durante uma operação policial em Goiás, onde transportava cerca de 60 kg de cocaína junto com um comparsa.
Em agosto de 2023, um ex-sargento da PM de Rondônia e outro membro da organização criminosa foram presos em flagrante ao transportarem 37 kg de cocaína na BR-319, a caminho de Humaitá/AM. Em março de 2024, após ter obtido liberdade provisória, o ex-sargento foi novamente detido, desta vez transportando 35 kg de cocaína em Itabuna/BA.
As investigações indicam que grande parte das drogas tinha como destino o Nordeste brasileiro, especialmente a Bahia. Durante a operação, foi identificado o líder da organização criminosa na região nordestina, que seria o destinatário das drogas. As ações da operação ocorreram nas cidades de Porto Velho/RO, Guajará-Mirim/RO, Londrina/PR, Itabuna/BA e Itapicuru/BA.