Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Distrito Federal foi surpreendido por pancadas de chuva na tarde desta segunda-feira (7), após um longo período de 167 dias sem precipitações, conforme informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A estação meteorológica localizada na região do Gama registrou 7,0 mm de chuva, acompanhada de rajadas de vento de 81,4 km/h, entre as 13h e 14h.
Com a mudança no clima, o Inmet prevê novas chuvas isoladas nos próximos dias. “Com o aumento da nebulosidade, a tendência para os próximos dias é de pancadas de chuvas isoladas, que podem ser volumosas, em especial na quarta-feira (9) e quinta-feira (10), com possível queda de granizo”, destacou o órgão em comunicado oficial.
O período de 167 dias sem chuva estabelece um novo recorde histórico para o Distrito Federal, superando o recorde anterior de 163 dias, registrado em 1963. Embora algumas áreas da região tenham recebido precipitações isoladas no dia 28 de agosto, após 157 dias de seca, os volumes foram pequenos e em regiões remotas, não sendo capturados pelos medidores do Inmet.
Além disso, o Inmet emitiu um alerta sobre a baixa umidade do ar, que pode atingir níveis abaixo de 12% em áreas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. O Instituto recomenda que as pessoas nessas regiões tomem medidas de precaução, como manter a hidratação, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes, usar hidratante para pele, umidificar o ambiente e evitar o consumo de café e álcool. Também é aconselhável evitar atividades físicas ao ar livre em condições tão secas.