Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na última quarta-feira, 30 de outubro, a Polícia Federal deflagrou uma nova ação em Pacaraima, resultando na prisão de 14 venezuelanos acusados de estelionato previdenciário. A operação investigou fraudes nas concessões dos benefícios de Prestação Continuada (BPC) e Bolsa Família.
A ação foi uma continuidade da Operação Ataktos, onde equipes da Polícia Federal flagraram diversos veículos com placas venezuelanas deixando clientes em frente à agência da Caixa Econômica Federal no município. Ao abordarem os indivíduos, os policiais constataram que a maioria das pessoas na fila para atendimento era de origem venezuelana.
Durante as abordagens, os policiais pediram a comprovação de residência em território brasileiro. Aqueles que não apresentaram os documentos necessários foram levados à delegacia da Polícia Federal para esclarecimentos. Ao todo, 42 pessoas foram conduzidas à delegacia, e 14 delas foram presas em flagrante devido a confissões e à falta de comprovação de endereço, além de evidências de que estavam recebendo benefícios assistenciais indevidamente.
Os presos foram encaminhados à Justiça, onde irão responder pelo crime de estelionato previdenciário. As penas para este crime podem ultrapassar seis anos de reclusão, além de multas, conforme prevê a legislação brasileira.