Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de forte precipitação para a região Sul do Brasil, com previsão de chuvas intensas, raios e temporais isolados. O aviso, publicado em 19 de novembro, abrange áreas do nordeste do Rio Grande do Sul e sudeste de Santa Catarina, incluindo a capital Florianópolis. A cor vermelha nos alertas do Inmet indica um “grande perigo”, destacando a gravidade das condições meteorológicas.
No Rio Grande do Sul, a Defesa Civil alerta para chuvas intensas e possíveis alagamentos nas regiões de Ijuí e Santa Maria, com riscos adicionais nas áreas de Porto Alegre até a divisa com Santa Catarina. As condições adversas podem levar a interrupções na rede elétrica e causar danos em edificações.
Em Santa Catarina, o alerta de tempo severo foi estendido até sexta-feira (22), com expectativa de temporais e chuvas fortes em todo o estado. O Grande Oeste, Planaltos, Alto Vale do Itajaí e norte do estado são as áreas mais afetadas, com risco elevado de destelhamentos, quedas de árvores e alagamentos. A previsão é de chuvas superiores a 150 mm na Grande Florianópolis e no Sul do estado, o que aumenta o risco de deslizamentos de terra.
A quarta-feira, 20 de novembro, será o dia com maior intensidade de chuvas, especialmente nas áreas serranas entre o Litoral Sul e o Planalto Sul de Santa Catarina.
O Paraná também está em alerta. Além do alerta laranja de chuvas intensas, o estado recebe três avisos adicionais de temporais. O Inmet prevê chuva forte, com volumes entre 20 e 50 mm/dia, e ventos de até 60 km/h. Com isso, 236 municípios do estado estão sob risco de danos causados pelos ventos fortes e alagamentos. O alerta permanece até quinta-feira (21), com as condições climáticas severas afetando quase todo o estado.