Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Na quinta-feira (21), Lydia Inácio Egídio de Lima e Alexandre Coutinho dos Santos foram presos em flagrante pela polícia, acusados de maus-tratos a animais no bairro de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A prisão ocorreu após denúncias feitas por moradores do condomínio onde o casal residia.
De acordo com a investigação, vizinhos relataram situações alarmantes envolvendo dois pitbulls mantidos em condições desumanas dentro de um apartamento. Segundo a TV Globo, vídeos feitos pelos moradores mostram os animais em um espaço apertado e insalubre, cercados por fezes, urina e lixo. Os pitbulls estavam em estado de desnutrição, sem água e alimentos, o que gerou grande sofrimento aos animais, que, por desespero, acabaram mordendo uns aos outros.
Em um esforço para aliviar a situação, alguns vizinhos começaram a jogar ração e migalhas para os cães, mas os maus-tratos persistiram. “O próprio tutor agredia os animais com pauladas, e tudo foi documentado por testemunhas, vídeos, perícia de local e o parecer de uma médica veterinária, que confirmou as condições degradantes dos animais”, afirmou o delegado Marco Aurélio Castro, da 35ª DP (Campo Grande), que liderou a operação.
O casal foi detido e os animais resgatados por uma organização não governamental (ONG) parceira, que iniciou o tratamento dos pitbulls. O resgate foi comemorado pelos vizinhos, que aplaudiram a ação das autoridades.
Lydia e Alexandre poderão ser punidos com penas de reclusão que variam de 2 a 5 anos, de acordo com a legislação vigente para casos de maus-tratos a animais. Até o momento, a defesa do casal não foi localizada para comentar o caso.