Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Receita Federal apreendeu, na madrugada deste sábado (13), uma carga com 389 canetas do medicamento Mounjaro (tirzepatida) no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, no Recife (PE). Avaliada em cerca de R$ 1 milhão, a carga estava com um passageiro que vinha do Reino Unido e era transportada sem receita médica, refrigeração adequada e autorização da Anvisa, o que configura irregularidade.
De acordo com a Receita, o homem viajava sozinho e não apresentou documentação exigida para a importação do medicamento. Além disso, o transporte do Mounjaro exige refrigeração entre 2°C e 8°C, o que também não foi respeitado. A carga foi retida para fiscalização e o passageiro, embora liberado após o flagrante, poderá responder a processo criminal e perder toda a mercadoria.
O Mounjaro, fabricado pela farmacêutica Eli Lilly, é um medicamento aprovado pela Anvisa em 2023 para o tratamento de diabetes tipo 2. Apesar da aprovação, a comercialização no Brasil ainda não começou — o início da venda está previsto para 7 de junho. Ele é considerado o principal concorrente do Ozempic (semaglutida), com pesquisas indicando maior eficácia tanto no controle da glicemia quanto na perda de peso.
