Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Uma grande quantidade de armas de grosso calibre e dólares em espécie foi apreendida em duas mansões de luxo localizadas em condomínios da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, na manhã desta terça-feira (13).
As apreensões, realizadas nos condomínios Mansões e Novo Leblon, foram resultado de uma operação deflagrada pela 60ª DP (Campos Elíseos) em conjunto com o Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio (Gaeco), que visa desarticular responsáveis pelo fornecimento de drogas e armas para o Comando Vermelho.
Ao menos 10 pessoas foram presas durante a ação. Segundo as primeiras informações, os imóveis pertenciam a Jonnathan Ianovich, investigado por lavagem de dinheiro e detido na noite de segunda-feira (12) em Araras, São Paulo.
De acordo com a polícia, foram apreendidos diversos fuzis e dezenas de armas de grosso calibre, além de ao menos US$ 24 mil em espécie. A origem das armas é diversa, incluindo países como Japão, Israel, Turquia e Estados Unidos. O material apreendido ainda está sendo contabilizado pelas autoridades.
“Tudo indicando ainda mais a sua participação na organização criminosa”, afirmou o promotor Bruno Bezerra.
As investigações apontam que, além das comunidades dominadas pela facção criminosa no Rio serem utilizadas há tempos como refúgio por traficantes de outros estados, agora esses criminosos de fora do Rio se associaram de forma definitiva aos chefes da facção local. O objetivo dessa união seria não apenas a expansão territorial, mas também o domínio de algumas comunidades da Região Metropolitana do Rio.
O armamento apreendido seria utilizado no fortalecimento e na expansão territorial da facção no Rio de Janeiro, inclusive na Zona Oeste da capital, e em outros estados do país.
