Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Preso por tentar deixar o país sem autorização judicial, o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi detido nesta sexta-feira (26) no Aeroporto Internacional de Assunção, no Paraguai. Segundo a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, Vasques tentou fugir usando um veículo alugado, levando consigo seu cachorro, ração e uma caixa de transporte animal.
Conforme apontam as investigações, Silvinei rompeu a tornozeleira eletrônica que o monitorava no Brasil e deixou o país sem autorização judicial. Policiais federais não conseguiram verificar se o aparelho estava no apartamento, pois o local estava trancado.
Imagens de câmeras de segurança mostram o ex-diretor colocando bolsas e materiais para o transporte do cachorro no veículo alugado na noite de 24 de dezembro. O documento da investigação detalha:
“Esteve em seu endereço residencial até as 19h22min do dia 24/12/2025, quando não foi mais visto entrando ou saindo de carro; e carregou o veículo alugado com o seu animal de estimação e materiais para transporte de cachorro, incluindo ração e ‘muitos sacos de tapete higiênico para cães’.”
Pouco antes de sair, ele foi registrado carregando comedouros e conduzindo um cachorro da raça pitbull, antes de embarcar no automóvel. A polícia paraguaia enviou fotos de Silvinei às autoridades brasileiras para confirmar sua identidade.
Na ocasião da prisão, Silvinei vestia calça de moletom preta, camiseta cinza e boné preto, todos da marca Puma, e transportava materiais específicos para acomodar o animal durante a viagem. Ele havia sido condenado pelo STF a 24 anos e 6 meses de prisão no julgamento relacionado à tentativa de golpe em 2022.
De acordo com as autoridades, o ex-diretor tentou utilizar um passaporte falso para deixar o Paraguai em direção a El Salvador. A Polícia Federal brasileira, ao identificar a tentativa, emitiu alertas às forças de segurança locais, o que resultou na localização e prisão de Silvinei.
A defesa do ex-chefe da PRF informou que ele já constituiu advogado no Paraguai. O ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva de Silvinei, que agora aguarda as medidas judiciais cabíveis para transferência ou julgamento no Brasil.