Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um imóvel de quatro pavimentos que abrigava um Lar de Longa Permanência de Idosos desmoronou completamente na madrugada desta quinta-feira (5), no bairro Jardim Vitória, na Região Nordeste de Belo Horizonte (MG), deixando um rastro de destruição e vítimas sob os escombros.
Até o início da manhã, o balanço oficial confirmava seis mortes. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) seguem trabalhando intensamente no local em busca de sobreviventes.
O silêncio na área do desabamento é interrompido apenas pelo som de apitos e ferramentas de resgate. Para tentar localizar pessoas presas sob as lajes, os bombeiros adotaram a técnica de silêncio absoluto, interrompendo momentaneamente as atividades para ouvir possíveis sinais de vida.
“Temos vítimas com as quais conseguimos fazer contato. Estamos trabalhando incessantemente para realizar o resgate o mais rápido possível e com a maior segurança”, explicou o tenente-coronel Viana, do Corpo de Bombeiros.
Balanço das vítimas (até as 6h)
-
Mortos: 6 pessoas
-
Resgatados com vida: 8 pessoas
-
Desaparecidos sob os escombros: 6 pessoas
O que chama a atenção das autoridades é que o desabamento ocorreu em uma noite sem registro de chuva. A Defesa Civil de Belo Horizonte informou que a região não é considerada área de risco geológico, o que reforça a suspeita de um possível problema estrutural no prédio.
“O que chama atenção é que não estava chovendo no momento do acidente. Aqui não é uma região de risco. Historicamente, não há registro de atendimentos da Defesa Civil neste local”, afirmou Elcione Menezes Alves, subsecretário de Proteção e Defesa Civil do município.
Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, o asilo funcionava de forma regular e possuía toda a documentação exigida. A instituição tinha alvará de funcionamento válido até 2030, alvará sanitário regular e havia passado por vistoria da Vigilância Sanitária em janeiro de 2026.
A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar as causas da tragédia. A perícia técnica deve iniciar os trabalhos após a conclusão das operações de resgate. Os especialistas pretendem coletar amostras dos materiais de construção e analisar a planta do imóvel para identificar o que pode ter provocado o colapso da estrutura.