Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um tenente-coronel da Polícia Militar de Rondônia (PM-RO) foi preso em flagrante ao tentar entrar no Brasil com mais de 300 ampolas de medicamentos emagrecedores. A prisão ocorreu na tarde de sábado (2), durante fiscalização da Receita Federal e da Polícia Federal na Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu (PR).
O militar transportava as ampolas de tirzepatida (princípio ativo de remédios para diabetes e obesidade) de forma irregular, o que configura crime previsto no Código Penal. A pena pode variar de 10 a 15 anos de prisão, além de multa.
Além das ampolas de tirzepatida, o policial também carregava quatro ampolas de retratutida, substância para tratamento da obesidade que está em fase de estudos clínicos e ainda não tem autorização de órgãos reguladores.
O que disse o militar
Na abordagem, segundo a Receita Federal, o militar informou que havia viajado ao Paraguai para adquirir os medicamentos para uso familiar. No entanto, devido à quantidade transportada, ele foi levado à Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, onde foi autuado em flagrante.
Fiança e liberdade
A defesa do militar entrou com pedido de liberdade provisória. A solicitação foi aceita pela Justiça Federal, que concedeu a soltura mediante pagamento de fiança de R$ 30 mil.
Até a última atualização, não havia confirmação se o pagamento foi feito e se o militar foi liberado.
Salário do oficial
Davi Machado de Alencar é tenente-coronel da PM, mas consta no Portal da Transparência do estado como funcionário da Secretaria de Estado de Patrimônio e Regularização Fundiária de Rondônia. Atualmente, o salário bruto do militar está registrado em R$ 45.248,35.