A campanha de vacinação contra a poliomielite, iniciada em 27 de maio pela Secretaria Municipal da Saúde, é voltada para crianças menores de 5 anos. As vacinas utilizadas são a inativada poliomielite (VIP) para menores de 1 ano e a oral poliomielite (VOP), conhecida como gotinha, para crianças entre 1 e 4 anos, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
O público-alvo da campanha abrange 588.307 crianças, sendo 128.490 menores de 1 ano e 459.817 crianças de 1 a 4 anos. A VIP é aplicada conforme o esquema primário de vacinação, com três doses aos 2, 4 e 6 meses de idade. Até a última quarta-feira (5), foram aplicadas 37.881 doses da vacina contra a poliomielite na capital paulista. A cobertura vacinal contra a pólio em São Paulo foi de 90,67% em 2023. A vacinação é essencial para prevenir a reintrodução do poliovírus no Brasil, que está eliminado no país desde 1994.
Multivacinação
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Além da campanha contra a poliomielite, o Dia D também oferece a multivacinação, com imunizantes do calendário do PNI para atualização de carteirinhas. As UBSs fornecerão aos estudantes, ou aos pais e responsáveis, a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA), que deve ser entregue preenchida nas unidades educacionais.
Serão oferecidas também as vacinas contra a influenza, ampliada para toda a população acima de 6 meses, e contra a Covid-19 para o público prioritário. Haverá vacinação de idosos acamados ou residentes em Instituições de Longa Permanência, além de busca ativa para aqueles que não completaram o esquema vacinal de rotina.
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
Os moradores podem consultar a unidade de saúde mais próxima de suas residências através da plataforma Busca Saúde, disponível no link: Busca Saúde.
Serviço:
CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO
- Data: Sábado, 8 de junho
- Horário: 8h às 17h (UBSs), 7h às 19h (UBSs integradas às AMAs)
- Local: UBSs em São Paulo
A Prefeitura de São Paulo reforça a importância da vacinação para manter a saúde e o bem-estar da população, especialmente das crianças, e convida todos a participarem do Dia D.