Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Nesta quarta-feira (11), a Polícia Militar e o Ministério Público de São Paulo prenderam Ivan Garcia Arruda, conhecido como Degola, suspeito de planejar a fuga de Marcola, líder do Primeiro Comando da Capital (PCC), organização criminosa que atua dentro e fora dos presídios. Marcola está atualmente detido em uma penitenciária de segurança máxima em Brasília.
A operação, batizada de “Degola”, cumpriu oito mandados de busca e apreensão contra membros do PCC, supostamente envolvidos no plano de resgate de Marcola. As ações foram realizadas na região de Sorocaba, interior de São Paulo, com participação do 1º Batalhão de Polícia de Choque e das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), além do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Segundo as investigações, Degola é membro da “Restrita”, célula do PCC responsável por ataques contra autoridades e pela organização de resgates de líderes da facção. Nos últimos dias, a Inteligência da PM localizou o paradeiro de Degola e solicitou à Justiça a autorização para buscas em seus endereços. Apesar de não haver inicialmente um mandado de prisão contra ele, a Justiça permitiu a operação com base nas suspeitas de seu envolvimento no plano de fuga.
Durante as buscas, a polícia encontrou armas em posse de Degola, o que resultou em sua prisão em flagrante. Além do plano de resgate, as investigações também indicam que o grupo planejava ataques contra instalações e equipamentos das forças de segurança do estado.