Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O estado de São Paulo continua enfrentando uma grave situação com focos ativos de incêndio em ao menos 12 cidades neste domingo (15), segundo a Defesa Civil estadual. Para combater as chamas, 13 aeronaves estão em operação, sendo oito aviões de asa fixa e cinco helicópteros.
No sábado (14), a situação foi ainda mais crítica, com 20 aeronaves atuando simultaneamente para apagar queimadas em áreas de difícil acesso. Foi a maior mobilização aérea da história de São Paulo, de acordo com a Defesa Civil.
As regiões mais afetadas, até as 8h20 deste domingo, incluem Franco da Rocha, na Grande São Paulo, e os municípios de Bananal e Campinas, no interior. No total, sete cidades registram queimadas nessas áreas. Já as regiões de Franca e Araçatuba também enfrentam focos de incêndio nas cidades de Itirapuã e Castilho.
O estado permanece em situação de emergência devido ao alto risco de novos focos de incêndio. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), quase mil focos já foram registrados em setembro. Devido à gravidade, o governo prorrogou o fechamento de parques e unidades de conservação até 29 de setembro.
Confira os municípios que ainda apresentam focos de incêndio:
- Franco da Rocha
- Bananal
- Campinas (Morungaba – Pico das Cabras)
- Amparo
- Brotas
- Caconde
- Campo Limpo Paulista (Serra da Mursa)
- Mogi Guaçu
- Mococa
- Espírito Santo do Pinhal
- Itirapuã
- Castilho
Após uma semana de temperaturas elevadas, que chegaram a 35°C, uma frente fria atingiu a região Sudeste, trazendo alívio para a cidade de São Paulo neste domingo (15). Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), a capital registrou mínima de 17°C durante a manhã, com máxima prevista de 22°C ao longo do dia.