Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Os promotores eleitorais da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo abriram um processo contra 17 candidatos a vereador e prefeito da capital paulista. A acusação é de propaganda eleitoral irregular, após o grupo ser flagrado espalhando santinhos nas portas de escolas da Zona Oeste no último domingo (6), dia de votação do 1° turno.
Segundo informações da TV Globo, entre os processados, ao menos seis são vereadores eleitos ou reeleitos em 2024. Oito candidatos não conseguiram se eleger, mas estão posicionados como suplentes, enquanto dois não atingiram o número mínimo de votos necessários para essa condição.
O prefeito Ricardo Nunes (MDB) é um dos nomes citados, após a promotoria encontrar material de campanha jogado na frente da Escola Plínio Negrão, localizada na Rua Bragança Paulista, nº 575, Vila Cruzeiro, na Zona Sul. A assessoria do prefeito emitiu uma nota esclarecendo que “Ricardo Nunes não tem conhecimento desses fatos e não distribuiu material na forma de santinhos.”
Uma das vítimas do incidente, a diarista Silvana do Amaral, de 52 anos, sofreu uma fratura no pé ao escorregar em um dos santinhos jogados na frente da Escola Estadual Professor Vicente Rao, um dos locais de votação na Zona Sul. Silvana ficará com o pé engessado por dois meses, o que a impossibilitará de trabalhar.
Os promotores afirmam que a prática de despejar santinhos nas portas de colégios fere a lei eleitoral e pode resultar em processos na esfera criminal. A lista dos candidatos processados inclui:
- Ricardo Luis Reis Nunes (MDB) – atual prefeito / 2° turno
- Rodrigo Goulart (PSD) – reeleito
- Murillo de Oliveira Lima (PP) – eleito
- Milton Ferreira da Silva (Podemos) – reeleito
- Gabriel Marques de Oliveira Melo (Podemos) – eleito
- Major Márcio das Neves Palumbo (PP) – reeleito
- André Luiz Santos Esteves (Republicanos) – reeleito
- Jorge Wilson Júnior (Republicanos) – vereador atual / suplente
- André José de Souza (Republicanos) – suplente
- Léo Áquilla (MDB) – suplente
- Zilu de Almeida Camargo (União Brasil) – suplente
- General Peternelli (União Brasil) – suplente
- Solange Fernandes de Lima (NOVO) – suplente
- Ramirez Augusto Lopes Tosta (MDB) – suplente
- Marcio Aparecido dos Santos (PL) – suplente
- Coronel José Roberto de Castro (Solidariedade) – não eleito
- Souza Santos (PRTB) – não eleito