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Passageiros das linhas de trens e metrô de São Paulo (SP) enfrentam dificuldades na emissão de bilhetes via QR Code nesta segunda-feira (4). A falha geral, que afeta o sistema de bilhetes QR Code operado pela empresa Autopass, contratada pelo governo paulista para substituir os bilhetes magnéticos, é relatada pelo Metrô, CPTM, ViaMobilidade e ViaQuatro.
Desde a abertura do sistema, às 4h40, usuários de SP encontram dificuldades para adquirir e utilizar os bilhetes digitais. Em razão do problema, algumas estações estão liberando o embarque gratuitamente para permitir a viagem aos passageiros que não conseguem acessar o serviço.
A Autopass, empresa de tecnologia especializada em soluções para mobilidade urbana, é responsável pelo desenvolvimento do Bilhete Digital QR Code, usado nas mais de 180 estações da CPTM e do Metrô de São Paulo.
Em operação desde dezembro de 2020, a tecnologia oferece uma série de benefícios aos passageiros, simplificando o embarque e trazendo praticidade ao dia a dia de milhares de usuários.
Por meio de nota, a Autopass se manifestou e disse o seguinte: “2. Para já darmos uma solução imediata, garantindo ao passageiro sua comodidade e mais uma vez reforçando a responsabilidade com a agilidade das soluções em tecnologia e mobilidade, são quatro as medidas já tomadas: 1.1 Tecnicamente foi detectada uma instabilidade no sistema que sincroniza remotamente as catracas. 2.1 Este sistema já foi reiniciado para que retome normalmente suas operações. 3.1 Em estações que essa retomada não seja automática, equipes da Autopass já foram acionadas para estar em campo. 4.1 IMPORTANTE: Ao apresentar o QR Code que não eventualmente não passe, a Autopass já orientou a equipe do Metrô / CPTM / Via Mobilidade para que libere o usuário”.