Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
– Uma operação da Polícia Civil nesta terça-feira (17), batizada de Operação Auditoria, prendeu 17 integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) responsáveis por fiscalizar 84 pontos de venda de drogas — conhecidos como “lojas” — em São Paulo, Guarulhos e outras cidades da Região Metropolitana.
De acordo com a polícia, apenas um desses pontos gerava um lucro semanal de R$ 700 mil. Entre os presos, dez eram responsáveis por alimentar planilhas com o fluxo de dinheiro, registrando inclusive perdas quando ocorria apreensão de drogas durante ações das polícias Militar ou Civil.
O delegado responsável pela operação afirmou que a ação deve aprofundar as investigações e revelar outras dezenas de pontos controlados pelo grupo. “Eles chamavam esses pontos de ‘loja’ e, se faltava um determinado tipo de droga em uma unidade, faziam a composição com outras”, explicou.
No total, foram expedidos 38 mandados de prisão preventiva, mas apenas 14 foram cumpridos. Outros três suspeitos foram presos em flagrante, totalizando 17 detidos. Dos mandados, 18 se referiam especificamente aos “auditores”, e até o momento ao menos dez foram presos.
Segundo a Polícia Civil, os criminosos também monitoravam os pontos de venda por câmeras. Além disso, a investigação revelou que muitos dos presos exerciam cargos administrativos dentro da facção. Conversas de celular obtidas pela polícia mostraram a contabilidade detalhada do esquema criminoso.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), comentou a operação em suas redes sociais:
“Essas imagens mostram ‘diálogos cabulosos’ do crime, captados durante a Operação Auditoria, uma grande ação da Polícia Civil contra o PCC.”
A operação contou com dezenas de policiais e foi acompanhada por dez delegados, incluindo o coordenador da 8ª Cerco, Guilherme Leonel.
Essas imagens mostram “diálogos cabulosos” do crime, e foram captadas nesta manhã durante a Operação Auditoria, uma grande ação da Polícia Civil de São Paulo contra o PCC. 97 equipes, cumpriram 38 mandados de prisão preventiva e 110 de busca e apreensão em São Paulo, Guarulhos,… pic.twitter.com/jLp57yBUdc
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) October 21, 2025