Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Um computador do tamanho de um smartphone, do tipo Raspberry Pi, foi usado para roubar dados do Laboratório de Propulsão à Jato da Nasa, segundo a própria agência espacial americana.
Um relatório de uma auditoria realizada pela Nasa revelou que o dispositivo foi usado para copiar aproximadamente 500 megabytes de dados, o que equivale a um filme em baixa qualidade de resolução.
De acordo com a agência, dois dos arquivos roubados eram referes à transferência de tecnologias militares e espaciais restritas.
O hacker usou o dispositivo, invadiu a rede e permaneceu nos sistemas internos da Nasa por cerca de dez meses.
O hacker ganhou acesso à rede interna do laboratório usando o Raspberry Pi para sequestrar uma conta de usuário.
O aparelho foi conectado à rede por um funcionário, entretanto, controles falhos do sistema de acesso, impediram os administradores de redes de saber que o dispositivo estava no sistema.
A supervisão do sistema deixou que dispositivos vulneráveis permanecessem na rede sem serem monitorados, permitindo que o hacker assumisse o controle desses dispositivos e os usasse para roubar os dados.
Este tipo de tecnologia pode ser adquirido por aproximadamente US$ 30 (aproximadamente R$ 115,00). Habitualmente é usado para projetos educacionais de informática.
Depois de conseguir acesso, o hacker passou a navegar pela rede interna, explorou vulnerabilidades dos controles de segurança internos que deveriam ter impossibilitado a transição entre os sistemas de diferentes departamentos. O hacker não foi identificado.