Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Cientistas da Universidade da Califórnia em Santa Barbara nos EUA estão desenvolvendo uma nova arma contra o novo coronavírus. Trata-se de LEDs ultravioleta que possuem a capacidade para descontaminar superfícies e potencialmente o ar e a água que entraram em contato com o vírus.
O projeto, teve inicio antes mesmo da pandemi, pois já tinha previsão para que a luz UV fosse usada em situações médicas, na desinfecção de equipamentos de proteção individual, sistemas de climatização e superfícies, entre outras áreas.
Diferente dos comprimentos de onda UV-A e UV-B, provenientes dos raios do Sol, a luz ultravioleta utilizada no estudo para inativar o vírus e outros micróbios, purificando a água, o ar e as superfícies, é do tipo UV-C, mais raro. Este comprimento de onda só pode ser produzido em processos conduzidos pelo homem.
Prejudicial à pele, a luz UV-C deve ser usada sem a presença de pessoas durante a desinfecção. Há, inclusive, uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) contra o uso destas lâmpadas de desinfecção ultravioleta na higienização do corpo — uma breve exposição a elas pode causar queimaduras e danos aos olhos.