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Nesta segunda-feira (4), o YouTube divulgou um artigo em seu blog oficial com críticas ao PL 2630, o PL das Fake News. No fim de semana, o presidente do Google no Brasil, Fábio Coelho com a projeto na Câmara. Ele acredita que a nova lei pode aumentar a desinformação online e prejudicar usuários.
Nossos sistemas recebem mais de 80 bilhões de informações, chamadas de ‘sinais’, para tomar decisões continuamente sobre qual conteúdo mostrar e não mostrar às pessoas. O projeto de lei de Fake News não leva em conta essa escala e complexidade”, afirma um trecho do artigo do YouTube.
“Compartilhamos dos mesmos objetivos dos legisladores brasileiros de combater a desinformação e aumentar a transparência. No entanto, queremos investir em políticas e produtos que tenham um impacto real de conter a disseminação de desinformação e relatar métricas que realmente forneçam uma melhor compreensão social de como nossos sistemas funcionam. Investimos muito em políticas robustas e em pessoas para nos ajudar a remover conteúdo ruim, e divulgamos publicamente números como nossa Taxa de visualização de conteúdo com violações, a porcentagem de visualizações provenientes de vídeos que não deveriam estar em nossa plataforma.
Da forma como está escrita, o projeto não combate notícias falsas. Na verdade ele faz o oposto, dificultando nossa capacidade de combater a desinformação e criando um jogo de campo desigual quando se trata de pagar aos criadores e aplicar nossas políticas. Isso tira o sustento dos criadores brasileiros, que trabalham duro para ganhar o direito de estar no YPP e ganhar dinheiro com toda a sua criatividade no YouTube.
Como temos feito desde que o projeto de lei foi apresentado em 2020, continuamos trabalhando de perto com os parlamentares brasileiros para encontrar uma legislação ponderada, que realmente aborde a questão global da desinformação e que permita que a nova classe de empreendedores criativos continue a prosperar”, acrescenta a plataforma de vídeos.