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A Meta, controladora do Facebook, disse nesta segunda-feira (23) que começará a fornecer publicamente mais detalhes sobre como os anunciantes segmentam as pessoas com anúncios políticos.
A companhia divulgará em em julho detalhes sobre a demografia e os interesses do público-alvo com anúncios veiculados em suas duas principais redes sociais. A empresa também compartilhará quanto os anunciantes gastaram em um esforço para segmentar pessoas em determinados estados.
“Ao disponibilizar critérios de segmentação de anunciantes para análise e relatórios sobre anúncios veiculados sobre questões sociais, eleições e política, esperamos ajudar as pessoas a entender melhor as práticas usadas para alcançar eleitores em potencial em nossas tecnologias”, escreveu Jeff King em comunicado publicado no Site da Meta.
As informações serão apresentadas na biblioteca de anúncios do Facebook, um banco de dados público que já mostra quanto empresas, políticos ou campanhas gastam em cada anúncio que veiculam no Facebook, Instagram ou WhatsApp. Atualmente, qualquer pessoa pode ver quanto uma página gastou para exibir um anúncio e um detalhamento das idades, sexo e estados ou países em que um anúncio é exibido.
As informações estarão disponíveis em 242 países quando um anúncio de questão social, política ou eleitoral for veiculado, disse Meta em comunicado.
A Meta arrecadou US$ 86 bilhões em receita durante 2020, o último grande ano eleitoral dos EUA, graças em parte ao seu sistema granular de segmentação de anúncios. O sistema de anúncios do Facebook é tão personalizável que os anunciantes podem segmentar um único usuário entre bilhões na plataforma, se quiserem.
A Meta disse em seu anúncio nesta segunda-feira (23) que fornecerá aos pesquisadores novos detalhes que mostram as categorias de interesse que os anunciantes selecionaram quando tentaram segmentar pessoas na plataforma.