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Na quinta-feira (24), o Google lançou o “Relatório de Transparência de Anúncios Políticos”, plataforma que permite a visualização dos nomes de quem paga por propaganda política em plataformas como o Youtube e sites que usam o AdSense. O serviço é resultado de parceria com Tribunal Superior Eleitoral.
Segundo o Google, a página vai incluir dados sobre quaisquer anúncios que mencionem candidatos, partidos políticos e governantes em nível federal.
O recurso mostra ainda anúncios que mencionam partidos políticos e candidatos a cargos federais no Brasil. As propagandas eleitorais são disponíveis a partir de 17 de novembro de 2021 –data em que o Google mudou suas regras sobre conteúdo político e passou a exigir a verificação dos anunciantes com interesse em campanhas políticas.
Em nota, o Google esclarece que, nessa data, atualizou sua política e passou a exigir a verificação de anunciantes interessados em campanhas políticas.
Ainda conforme a empresa, o Brasil é a nona região do mundo a receber esse formato de conteúdo, que ganhou em junho uma interface amigável, de fácil navegação, e uma série de novas ferramentas e recursos para acessar e classificar informações sobre anúncios e anunciantes.
No blog Google Brasil, a companhia ressalta que renovou sua parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para, entre outras ações, exibir informações oficiais relacionadas às eleições na Busca do Google. “Nós também lançamos uma nova política de integridade eleitoral no YouTube, que tem nos ajudado a remover conteúdo que dissemina alegações falsas de fraude nas eleições de 2018”, complementa o texto.