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O serviço de chatbot de inteligência artificial ChatGPT sofreu uma interrupção e violação de dados devido a um bug, anunciou o desenvolvedor OpenAI em seu site na sexta-feira (24).
A empresa explicou que o serviço foi desativado na segunda-feira (20) para lidar com um bug que permite que alguns usuários vejam as informações pessoais de outros. As informações “involuntariamente visíveis” incluíam “nome de usuário ativo, endereço de e-mail, endereço de pagamento, os últimos quatro dígitos (somente) de um número de cartão de crédito e data de validade do cartão de crédito”. O anúncio da empresa garantiu aos clientes que as informações completas do cartão de crédito “não foram expostas em nenhum momento”. A OpenAI então se comprometeu a tomar uma série de medidas para melhorar a segurança do sistema para evitar novos incidentes. O CEO Sam Altman disse em um “tuíte” na quarta-feira que a empresa “se sentiu péssima” com a situação.
A empresa disse que a visibilidade das informações de pagamento afetou apenas “1,2% dos assinantes do ChatGPT Plus que estavam ativos durante uma janela específica de nove horas”. Embora 1,2% possa parecer uma pequena parcela, o ChatGPT alcançou 100 milhões de usuários em fevereiro, estabelecendo um recorde por ter a base de usuários de crescimento mais rápido. Claramente, nem todos eram assinantes pagantes e menos ainda estavam ativos durante o mau funcionamento. No entanto, a OpenAI não revelou dados exatos sobre quantas contas pagantes foram expostas.