Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A NASA perdeu contato com a sonda Voyager 2, lançada em 1977. O corte de comunicação ocorreu após uma série de comandos errados, que deixou a antena do dispositivo 2 graus afastada da direção da Terra.
A antena da espaçonave mudou apenas 2%, mas foi o suficiente para cortar as comunicações. Devido ao desalinhamento da antena, a Voyager 2 está sem contato com as antenas da rede Deep Space Network (DSN), também da agência espacial americana. No momento, os dados enviados pela sonda não chegam à DSN, assim como ela não recebe os comandos enviados pelos controladores em solo.
Embora seja considerado um tiro no escuro, a NASA disse na segunda-feira que sua enorme antena parabólica em Canberra estava atenta a qualquer sinal perdido da Voyager 2, que está a mais de 19 bilhões de quilômetros de distância. Demora mais de 18 horas para um sinal chegar à Terra vindo de tão longe.
O problema se torna ainda maior uma vez que o dispositivo está localizado a mais de 19,9 bilhões de quilômetros da Terra, de onde envia informações importantes sobre o espaço e os planetas.
Apesar do problema, informações divulgadas no comunicado apontam que a sonda espacial deve redefinir sua orientação por conta própria, reposicionando sua antena para restabelecer contato com a Terra.
A NASA está confiante de que a Voyager 2 será capaz de corrigir o desalinhamento da antena e restabelecer o contato com a Terra.