Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O bilionário Elon Musk utilizou seu perfil na rede social X (antigo Twitter), da qual é proprietário e que atualmente está suspensa no Brasil por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para agradecer publicamente o apoio do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em relação à ordem de Moraes para bloquear as contas bancárias da Starlink, provedora de internet via satélite também comandada por Musk.
Neste domingo, 1º de outubro, Musk repostou um vídeo em que Lira critica a decisão de bloqueio das contas. “Se no escândalo das Americanas fôssemos bloquear a conta da Ambev, não seria correto. Então, a briga jurídica envolvendo o X nunca deveria ter sido extrapolada para o bloqueio de contas da empresa Starlink”, afirmou Lira durante um evento promovido pela XP Investimentos no sábado. Na publicação, Musk agradeceu o apoio de Lira, escrevendo que “o apoio” é “apreciado”. O vídeo compartilhado é do portal Metrópoles.
O bloqueio das contas da Starlink foi ordenado por Moraes com o objetivo de assegurar o pagamento das multas aplicadas pela Justiça brasileira contra o X, após a plataforma não cumprir decisões judiciais relacionadas à remoção de conteúdo e bloqueio de perfis.
A medida gerou reações no cenário político e empresarial, com críticas à extensão da punição para outras empresas de Musk.