Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O bilionário Elon Musk, CEO da SpaceX e da Tesla, anunciou uma parceria com a T-Mobile para oferecer o serviço de conexão direta do Starlink para as áreas afetadas pelo Furacão Milton. Através de um comunicado no X (antigo Twitter), Musk revelou que mais de 10.000 kits de satélite Starlink foram enviados para garantir a funcionalidade básica de mensagens de texto.
“Estamos acelerando a implementação da conectividade do Starlink diretamente para celulares em regiões impactadas pelos furacões”, escreveu Musk. “Isso está sendo fornecido gratuitamente pela SpaceX e pela T-Mobile para ajudar aqueles que precisam.”
A SpaceX esclareceu que os satélites fornecerão alertas de emergência e mensagens de texto para todos os celulares e operadoras, mas os usuários da T-Mobile já receberam uma notificação informando que podem “enviar mensagens para entes queridos” e também para o 911.
“A FCC também aprovou rapidamente uma autorização temporária de emergência para cobertura na Flórida antes da chegada do Furacão Milton”, acrescentou a empresa.
O Centro Nacional de Furacões alertou, em um aviso na manhã de quarta-feira, que “uma grande área de ressaca destrutiva, com inundações mais altas de 3 metros ou mais, é esperada ao longo de uma parte da costa centro-oeste da Península da Flórida” quando o Furacão Milton atingir a terra mais tarde naquela noite.
Com classificação de Furacão de Categoria 5 às 5h ET, Milton estava centrado a cerca de 480 km a sudoeste de Tampa, com ventos sustentados máximos de 257 km/h.
Para identificar se um celular está conectado a um satélite Starlink, a SpaceX informa que ele terá de uma a duas barras de sinal e mostrará “T-Mobile SpaceX” no nome da rede.
“Os usuários podem precisar tentar enviar mensagens de texto manualmente se não forem entregues de imediato, pois este serviço está sendo oferecido em uma base de ‘melhor esforço’”, acrescentou a SpaceX em sua mensagem no X. “O serviço funciona melhor ao ar livre e, ocasionalmente, também funciona em ambientes internos perto de uma janela.”
Duas semanas atrás, quando o Furacão Helene atingiu a costa e suas potentes bandas externas causaram inundações devastadoras e deslizamentos de terra na Carolina do Norte, Musk criticou anteriormente a FEMA por supostamente bloquear os envios do Starlink. “A FEMA não apenas falha em ajudar adequadamente as pessoas em apuros, mas está ativamente bloqueando cidadãos que tentam ajudar!”, afirmou o bilionário no X.
Ainda naquela semana, Musk disse que o problema estava “resolvido”, creditando o secretário de Transporte, Pete Buttigieg. Buttigieg confirmou em entrevista à MSNBC que teve uma conversa longa com Musk sobre as capacidades do Starlink.