Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Renato Bayma Gaia, do Brasil, entrou para o Guinness World Records com a maior torção de pé do mundo, alcançando uma rotação de 210 graus. A conquista foi anunciada pelo próprio Guinness na quarta-feira, dia 29.
Antes de Renato, três homens já haviam detido este título, sendo dois norte-americanos e um britânico. Renato é o primeiro a superar a marca de 180 graus de rotação do pé.
Em depoimento ao Guinness, Renato contou ter descoberto sua habilidade há 30 anos, afirmando: “Eu não praticava nada. É uma habilidade natural”. Ele mencionou que considera o talento uma forma de homenagear o Curupira, figura do folclore brasileiro com os pés virados para trás, além de brincar que a habilidade faz alusão ao seu time de coração, o Palmeiras, conhecido como o “time da virada”.
Para validar o recorde, Renato teve que girar o pé o máximo possível na presença de avaliadores do Guinness, sem usar as mãos ou quaisquer dispositivos e sem que a parte superior do corpo mudasse de direção.
Renato Bayma também possui outros dois recordes no Guinness. No ano passado, ele estabeleceu os recordes de maior número de toques de língua no nariz em um minuto (334) e o tempo mais rápido para remover cinco blocos de Jenga com a língua (7,38 segundos), superando o recorde anterior de 55,5 segundos.