Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Polícia Federal (PF) indiciou Lula e mais três pessoas por doações feitas pela Odebrecht ao Instituto Lula, consideradas propinas pelo delegado Dante Pegoraro Lemos.
Também foram indiciados por corrupção Paulo Okamotto, Antonio Palocci e Marcelo Odebrecht.
A PF diz que R$ 4 milhões repassados ao instituto entre dezembro de 2013 e março de 2014, tinham como origem conta que a Odebrecht e Palocci mantinham para o pagamento de propinas.
“As meras doações pelo grupo Odebrecht ao Instituto Lula, consideradas isoladamente, seriam penalmente irrelevantes, tal como já possa ter ocorrido no passado com outros ex-presidentes”, pontuou o delegado. “Nessa premissa, também seria irrelevante, em princípio, a destinação de recursos do instituto na contratação de empresas de familiares e amigos do ex-presidente.”
“Ocorre que as evidências mostraram que os recursos transferidos pela Odebrecht sob a rubrica de ‘doações’ foram abatidos de uma espécie de conta-corrente informal de propinas mantida junto à construtora, da mesma forma ocorrida com aqueles destinados à aquisição do imóvel para o Instituto Lula”.