Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Após demonstrar recuperação em maio, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) acelerou e registrou uma alta de 4,89% em junho, divulgado pelo Banco Central nesta sexta-feira (14). O indicador é visto pelo mercado financeiro como uma prévia do PIB.
O resultado sinaliza a retomada da atividade econômica após forte impacto causado pela pandemia da Covid-19. A alta vem acima do que o mercado esperava. Analistas da Reuters aguardavam uma alta de 4,7%, enquanto os economistas da LCA apontavam um crescimento de 3,9%.
Embora tenha demonstrado alta em junho, o dado já indica o tamanho do tombo na atividade econômica para o segundo trimestre de 2020. Segundo o Banco Central, a economia brasileira registrou um tombo de 10,94%, puxado, principalmente, pelo mês de abril.
Já no acumulado dos últimos 12 meses, o indicador teve queda de 2,55%. A pontuação do índice, que serve de parâmetro para analisar o ritmo da economia brasileira, passou de 120,49 em maio para 126,38 em junho, na série dessazonalizada.