Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O procurador chefe da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol, deve ser afastado amanhã (18), pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), da força-tarefa.
Segundo a CNN Brasil, o CNMP já tem maioria para realizar o ato. “Ele tem que responder mais do que pela incontinência verbal”, afirmou à emissora um dos integrantes do conselho, se referindo às postagens do procurador em suas redes sociais.
O Conselho, que avalia a conduta dos membros do Ministério Público Federal, atualmente está funcionando com onze integrantes. Desses, pelo menos oito demonstram, nos bastidores, de acordo com a emissora, serem favoráveis à remoção de Dallagnol da Lava Jato, em um pedido apresentado pela senadora Kátia Abreu.
Outra possibilidade é uma suspensão disciplinar no caso em que o procurador publicou no Twitter contra Renan Calheiros, às vésperas das eleições do Senado.
Há vários processos contra Deltan na pauta do CNMP. O conselheiro do caso de remoção, Luiz Fernando Bandeira, deve alegar que se trata de interesse público.
Em novembro, o Deltan foi punido com advertência por críticas a ministros do STF. Ele afirmou, sem citar nome, que os magistrados emitiam “mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção”, ao retirar da Lava Jato trechos de delação contra o ex-presidente Luis e o ex-ministro Guido Mantega.