Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou neste domingo (3) a Rússia de genocídio. A declaração ocorreu durante entrevista “Face the Nation”, da CBS.
O líder ucraniano disse que a invasão da Rússia , agora em sua sexta semana, é sobre “a destruição e extermínio” de mais de 100 nacionalidades em seu país.
“Somos cidadãos da Ucrânia e não queremos ser subjugados à política da federação russa, e é por isso que estamos sendo destruídos e exterminados”, disse Zelenskyy por meio de um tradutor, ressaltando que as supostas atrocidades estão acontecendo na “Europa do século 21”.
Autoridades divulgaram para fotos de corpos em uma rua em Bucha, uma cidade a noroeste de Kiev. Uma pessoa fotografada como um pano branco amarrando as mãos atrás das costas.
“Na verdade, isso é genocídio”, disse Zelensky.
A Rússia disse que as fotos em Bucha de são “falsas”.
Mas as fotos levaram a fortes condenações da OTAN, com o secretário-geral Jens Stoltenberg chamando-as de “horríveis”.
Zelensky disse a Brennan que a ofensiva da Rússia representou “a destruição e extermínio” de pessoas de mais de 100 nacionalidades na Ucrânia.
“Nós somos os cidadãos da Ucrânia. Temos mais de 100 nacionalidades. Trata-se da destruição e extermínio de todas essas nacionalidades”, disse Zelensky.
“Somos cidadãos da Ucrânia e não queremos ser subjugados à política da Federação Russa. Esta é a razão pela qual estamos sendo destruídos e exterminados, e isso está acontecendo na Europa do século XXI. Portanto, esta é a tortura de toda a nação”, acrescentou.
Nos últimos dias, a Rússia retirou tropas de cidades e vilarejos ao redor de Kiev, embora não esteja claro o que os movimentos prenunciam.
A especulação se concentrou em Moscou renovando seus esforços no leste da Ucrânia.