Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Estamos no Telegram! Clique aqui e receba o que é relevante em primeira mão
Com 58,2% dos votos , Emmanuel Macron é reeleito presidente da França em uma disputa acirrada com sua concorrente Marine Le Pen.
Macron é o primeiro presidente francês em uma geração a conquistar um segundo mandato, desde Jacques Chirac em 2002. Mas ele enfrentará uma nação dividida e uma batalha para manter sua maioria parlamentar nas eleições legislativas em junho.
Emmanuel Macron , reeleito presidente no domingo 24 de abril com 58,2% dos votos, não é mais o vencedor de 2017 . Ele agora carrega as cicatrizes da difícil função presidencial. É preciso dizer que este quinquênio, abalado por crises, não foi um rio longo e calmo.
O presidente mais jovem que a França conheceu, nunca eleito antes, o ex-ministro da Economia do socialista François Hollande, chegou a presidência em 2017 com apenas 39 anos, usando com maestria sua imagem de outsider ou de direita nem de esquerda.
Marine Le Pen recebeu 41,8% dos votos. Apesar da derrota, esse foi o maior resultado já obtido por um candidato da direita na história da França.
Cerca de 49 milhões de eleitores estavam habilitados a votar neste domingo. A participação eleitoral foi estimada em 71,8%, com 28,2% de abstenção, segundo pesquisa Ipsos divulgada pelo canal France 24.