Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Olivier Giroud fez história na seleção francesa no domingo na vitória da França por 3 a 1 sobre a Polônia nas oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA 2022, neste domingo (4).
O atacante francês de 36 anos marcou seu 52º gol na carreira pelos Les Bleus aos 44 minutos, ultrapassando Thierry Henry e liderando a tabela de artilheiros de todos os tempos da França.
Apenas Just Fontaine, que marcou 13 em 1958, marcou mais gols na Copa do Mundo pela França.
Olivier Giroud se tornou o maior artilheiro da seleção francesa de todos os tempos, e Kylian Mbappé marcou duas vezes na vitória sobre a Polônia, garantindo ao atual campeão uma vaga nas quartas de final da Copa do Mundo de 2022.
O ex-atacante do Arsenal e do Chelsea, Giroud, recebeu o passe de Mbappé para disparar além de Wojciech Szczesny. Mbappé acertou o segundo no contra-ataque antes de um terceiro nos acréscimos – outro esforço maravilhoso de Mbappe – encerrar a vitória.
A Polônia mostrou um pouco mais de intenção do que em seus jogos difíceis de assistir na fase de grupos, mas só conseguiu um consolo na cobrança de pênalti, quando Robert Lewandowski marcou um no final.
As primeiras trocas viram Raphael Varane cabecear um canto de Antoine Griezmann ao lado, antes de Aurelien Tchouameni fazer uma defesa de Szczesny com um remate de longe.
O mais velho estadista Grzegorz Krychowiak perdeu a posse de bola descuidadamente para permitir que Ousmane Dembele dirigisse para o gol. O extremo do Barcelona cortou com o pé esquerdo, mas o remate não incomodou Szczesny.
A intenção de ataque dos “bleus” continuou quando uma bola de Tchouameni para a frente encontrou Griezmann, cujo calcanhar inteligente obrigou Szczesny a entrar em ação antes de Kamil Glik eliminar o perigo.
A Polônia tentou pressionar alto nas primeiras trocas, mas só conseguiu uma primeira visão clara aos 21 minutos, embora o ambicioso chute de Lewandowski de longe nunca parecesse incomodar Hugo Lloris.
Giroud cortou um cruzamento efervescente de Dembele ao lado da trave de perto – Dembele foi sinalizado fora-de-jogo – antes que a França escapasse de uma disputa na boca do gol na frente de sua própria rede pouco antes do intervalo.
Lloris foi necessário para rebater o chute de Piotr Zielinski antes que o rebote do meio-campista do Napoli fosse bloqueado por Theo Hernandez. Varane então desviou do gol de Jakub Kaminski, com a França finalmente limpando suas linhas.
A França aumentou a pressão antes do intervalo e abriu o placar com Giroud fazendo história. Mbappé escorregou no atacante do AC Milan e finalizou soberbamente em Szczesny para seu 52º gol pela seleção principal, superando o grande Thierry Henry no topo da tabela de artilheiros da França.
Os atuais campeões mundiais estiveram perto de ampliar sua vantagem no início do segundo tempo, quando Mbappé cortou para dentro e viu seu chute desviar de Krychowiak, quicando a centímetros da trave.
A Polônia pressionou sem criar chances no segundo tempo e o resultado foi encerrado a mais de 15 minutos do fim, quando Mbappé marcou no contra-ataque.
Les Bleus explorou a Polônia no contra-ataque quando Giroud liberou Dembele. Ele encontrou o livre Mbappé, que demorou para escolher seu lugar, não dando chance a Szczesny ao martelar no canto superior.
A Polônia recebeu um presente de despedida em sua saída da Copa do Mundo por Mbappé nos acréscimos do segundo tempo. O substituto Marcus Thuram deu a ele a bola e o jogador de 23 anos escolheu o canto superior para fazer o 3-0.
Os dois gols colocaram Mbappé no topo da tabela de artilheiros da Copa do Mundo de 2022, com cinco gols. Lewandowski marcou um pênalti depois que Dayot Upamecano foi penalizado por handebol – precisando de uma segunda mordida depois que Lloris saiu de sua linha – mas isso significou pouco quando a França disparou na defesa do título.