Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Croácia chegou às quartas de final da Copa do Mundo depois de vencer o Japão por 3 a 1 nos pênaltis – incluindo três defesas de Dominik Livakovic durante a disputa de pênaltis – após um empate de 1 a 1 em 120 minutos.
Foi a primeira partida eliminatória a ter meia hora a mais no Catar, depois de 90 minutos quase iguais, enquanto o Japão tentava vencer seu terceiro adversário europeu consecutivo após vitórias chocantes contra Alemanha e Espanha na fase de grupos.
Os dois gols saíram de ambos os lados do intervalo. Daizen Maeda (43) deu ao Japão a liderança no primeiro tempo depois de algumas defesas croatas desconexas, antes de Ivan Perisic (55) cabecear poderoso empatar logo após o reinício.
Talvez não tenha sido uma grande surpresa que o jogo tenha ido para a prorrogação – sete das últimas oito eliminatórias da Croácia em grandes torneios precisaram do período de acréscimo, a última derrota para a Espanha nas oitavas de final da Euro 2020 no verão passado.
Mais uma vez, houve pouco a escolher entre as duas equipas durante o prolongamento – Kaoru Mitoma e Lovro Majer estiveram mais perto dos seus respectivos países – e mereceu ser a lotaria dos penáltis a separar as equipas.
No entanto, apesar de todo o seu excelente jogo ao longo do torneio, três dos pênaltis do Japão foram mal cobrados e facilmente defendidos pelo goleiro Livakovic. A Croácia errou apenas uma das cobranças de pênalti, marcando as outras três para chegar à terceira fase consecutiva das quartas-de-final.