Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A pressão está aumentando sobre as tropas ucranianas e civis agachados em Bakhmut, enquanto as forças de Kiev tentam ajudar os moradores a fugir da sitiada cidade oriental.
Uma mulher foi morta e dois homens ficaram gravemente feridos por um bombardeio enquanto tentavam atravessar uma ponte improvisada saindo de Bakhmut neste sábado (4), de acordo com tropas ucranianas que os auxiliavam.
Um representante do exército ucraniano, que pediu para não ser identificado por razões operacionais, disse à agência de notícias Associated Press que agora é muito perigoso para os civis deixar a cidade de veículo e que as pessoas tiveram que fugir a pé.
Por meses, Bakhmut tem sido um alvo importante da ofensiva de Moscou no leste, com as tropas russas, incluindo grandes forças do grupo privado Wagner, avançando cada vez mais perto da principal fortaleza oriental de Kiev.
Jornalistas da AP perto de Bakhmut relataram no sábado ter visto uma ponte flutuante montada por soldados ucranianos para ajudar os poucos residentes remanescentes da cidade a chegarem ao vilarejo vizinho de Khromove. Mais tarde, eles viram pelo menos cinco casas em chamas como resultado de ataques em Khromove.
Unidades ucranianas durante as últimas 36 horas destruíram duas pontes importantes nos arredores de Bakhmut, incluindo uma ligando-a à cidade vizinha de Chasiv Yar ao longo da última rota de reabastecimento ucraniana restante, de acordo com oficiais da inteligência militar do Reino Unido e outros analistas ocidentais.
O Ministério da Defesa do Reino Unido disse na última de suas atualizações regulares no Twitter que a destruição das pontes ocorreu quando os combatentes russos fizeram novas incursões nos subúrbios do norte de Bakhmut, aumentando a pressão sobre seus defensores ucranianos.
O Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), um think tank com sede em Washington, DC, avaliou na noite de sexta-feira que as ações de Kiev podem apontar para uma iminente retirada ucraniana de partes da cidade.