Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Os líderes do Grupo dos Sete (G7), que se reuniram na Cúpula em Hiroshima no Japão, emitiram um comunicado conjunto, reiterando seu apoio inabalável à Ucrânia em sua luta contra a agressão russa.
O texto integral do comunicado foi publicado no site do Conselho Europeu, relata um correspondente Ukrinform.
“Nós, os Líderes do Grupo dos Sete (G7), nos reunimos em Hiroshima para nossa Cúpula anual de 19 a 21 de maio de 2023, mais unidos do que nunca em nossa determinação de enfrentar os desafios globais deste momento e definir o rumo para uma futuro melhor. Nosso trabalho está enraizado no respeito à Carta das Nações Unidas (ONU) e na parceria internacional”, diz o documento.
De acordo com o comunicado, os líderes do G7 estão tomando medidas concretas para apoiar a Ucrânia pelo tempo que for necessário diante da guerra de agressão ilegal da Rússia.
Os líderes reafirmam mais uma vez sua condenação à guerra lançada pela Rússia na vizinha Ucrânia, que representa uma “ameaça” à ordem internacional.
Eles pedem à China para mediar a guerra para que a Rússia retire imediatamente suas tropas russas do território do país vizinho e cesse o conflito.
Eles mostram sua “séria preocupação” com as ações “desestabilizadoras” do Irã , especialmente a transferência para a Rússia de drones armados.