Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan foi reeleito , de acordo com o Conselho Eleitoral Supremo do país e dados não oficiais da agência estatal Anadolu, em um segundo turno tenso depois que ele não conseguiu obter mais de 50% dos votos necessária para uma vitória absoluta no primeiro turno em 14 de maio.
Com quase todos os votos apurados, Erdogan recebeu 52,14 % dos votos no segundo turno no domingo, derrotando seu adversário, Kemal Kilicdaroglu , que obteve 47,86 %, segundo o Conselho Eleitoral Supremo.
A expectativa é que o resultado seja confirmado nos próximos dias.
A votação sela o lugar de Erdogan na história ao estender seu governo de 20 anos por mais cinco anos.
Ele já havia superado a presidência de 15 anos do fundador da República da Turquia, Mustafa Kemal Ataturk.
Como a vitória de Erdogan parecia completa, multidões se dirigiram ao palácio presidencial em Ancara para esperar por seu discurso comemorativo.
Kısıklı'dayız. 🇹🇷 https://t.co/KQSKDAroPD
— Recep Tayyip Erdoğan (@RTErdogan) May 28, 2023
Antes disso, Erdogan apareceu do lado de fora de sua residência em Uskudar, em Istambul, onde cantou antes de agradecer a uma multidão de fãs.
“Concluímos o segundo turno das eleições presidenciais com o favor de nosso povo”, disse Erdogan. “Se Deus quiser, seremos dignos de sua confiança, como temos feito nos últimos 21 anos.”
Ele acrescentou que todos os 85 milhões de cidadãos do país foram os “vencedores” dos dois turnos de votação em 14 e 28 de maio.
O presidente também disse que o principal Partido Republicano do Povo (CHP) da oposição responsabilizará o candidato Kilicdaroglu por seu mau desempenho, acrescentando que o número de assentos do CHP no parlamento diminuiu em comparação com as pesquisas de 2017.
Em seus primeiros comentários depois que ficou claro que Erdogan continuaria como presidente, Kilicdaroglu disse que continuaria o que chamou de “luta pela democracia”.
“Todos os meios do estado foram mobilizados para um partido político e colocados aos pés de um homem”, disse o líder do CHP. “Gostaria de agradecer aos chefes da Nation Alliance, suas organizações, nossos eleitores e os cidadãos que protegeram as urnas e lutaram contra essas pressões imorais e ilegais.