Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Cristiano Zanin, advogado pessoal de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e indicado pelo presidente ao Supremo Tribunal Federal (STF), será sabatinado nesta quarta-feira (21), às 10h, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.
O relator da indicação é o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB). Ontem (20), ele leu a mensagem encaminhada pelo petista, que formaliza a indicação de Zanin ao STF.
O relatório correspondente já havia sido lido por Rêgo na semana passada. Seu parecer foi favorável à indicação.
Se aprovada na CCJ, a indicação de Zanin é apreciada, por meio de voto secreto, pelo plenário do Senado Federal: São necessários 41 dos 81 votos para que ele assuma.
ASSISTA:
Perfil de Zanin
Cristiano Zanin é um renomado advogado brasileiro, considerado um dos principais expoentes de sua categoria no país. Ele é conhecido por ter atuado em casos emblemáticos, como o da Operação Lava-Jato e o da defesa do ex-presidente Lula.
Zanin é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e possui mestrado em Direito do Estado pela mesma instituição. Fundou, junto com o advogado Roberto Teixeira, o escritório de advocacia Teixeira, Martins & Advogados, que já atuou em diversos casos de destaque no país.
Em 2013, Cristiano Zanin passou a representar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em processos relacionados à Lava-Jato, sendo responsável por sua defesa em diversas ações penais. Zanin também foi o advogado do ex-presidente na Comissão de Direitos Humanos da ONU, onde foi protocolada uma queixa-crime contra o Estado brasileiro, alegando violações dos direitos fundamentais de Lula.
Com sua atuação reconhecida no meio jurídico, Cristiano Zanin recebeu prêmios importantes, como a premiação do jornal Valor Econômico, que o elegeu como um dos advogados mais admirados do Brasil nos anos de 2014 a 2020.
Além da advocacia, Zanin é professor universitário e autor de diversos livros e artigos.